TECNOLOGIAS
COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO
Aprendizagem e Ferramentas Colaborativas no Âmbito da Educação a Distância
Estamos enfrentando mudanças drásticas na educação nos últimos anos e com um olhar totalmente diferenciado sobre esta questão, as tecnologias estão imergindo e inserindo na cultura das pessoas com base nas necessidades existentes a cada momento e as exigências do futuro fazem submeter a um caminho sem volta, onde as formações devem ser direcionadas a resolver problemas em diversos caminhos de forma engajadora, criativa e colaborativa.
Pessoas estão buscando conhecimentos diversos em áreas específicas e com tempo escasso procuram otimizar seus estudos em dias e horários que antes nem se imagina poder existir.
No
contexto da pandemia da CODIV-19 está necessidade ficou mais clara onde para
conseguir expandir os conhecimentos devem buscar novas recursos de aprendizagem,
tais como, redes sociais, youtube e sites diversos que pudessem garantir
uma forma de aprender no universo da educação a distância, segundo Freire
(2014, p.32), “não há para mim, na diferença e na “distância” entre a
ingenuidade e a criatividade, entre o saber de pura experiência”, neste caso
deve-se pensar que a busca pelo conhecimento nos faz traçar caminhos longos e
árduos até que possamos atingir os objetivos pretendidos.Mas
a experiência por diversos usuários na utilização dessas ferramentas para
educação a distância, trouxe a necessidade de otimizar esses ambientes para que
o processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais organizado e
potencializado e centrado na pessoa do aluno.
Para
falar sobre ferramentas colaborativas temos que discorrer sobre o que é
colaboração e o que torna o ensino significativo para os estudantes, segundo
Munhoz (2019, p.159) diz que “cooperação – trata-se de uma ação intencional
desenvolvida com a finalidade de oferecer ajuda especializada a outras pessoas,
de forma individual ou em grupos com interesses comuns, sem que haja
compartilhamento de responsabilidade ou obrigatoriedade”, assim pode-se definir
que para ocorrer colaboração significativa, diversos indivíduos devem unir-se a
um assunto que seja comum a todos e que nesse sentido deve-se distribuir as
ideias ao longo do processo de desenvolvimento.
Entende-se
que para ocorrer colaboração deve-se dar oportunidades de exercer escolhas e
gerar autonomia, deve-se dialogar e ter consenso nas atividades de colaboração.
Em
se tratando de aprendizagem e utilizando a colaboração como centro das
discussões que emergem ao longo do processo e segundo Garcia (2020, p.10) diz
que “a aprendizagem colaborativa é reconhecida por meio das ações realizadas
pelos sujeitos a partir do momento em que eles percebem que a aprendizagem com
o outro é mais enriquecedora e vem mais para somar conhecimentos do que para
dividir”. Desta forma pode-se sintetizar a aprendizagem colaborativa como um
processo que envolve cooperação, colaboração para atingir como meta comum um
objetivo que seja intrínseco a todos, a figura abaixo demonstra esse processo.
Entendemos então que a colaboração
advém da sequência de interações que o indivíduo realiza ao longo do processo
de resolução de um determinado problema e que havendo colaboração significativa
causa como efeito a solução do problema de forma criativa e engajadora.
São diversas as ferramentas
utilizadas para realizar a colaboração em se tratando das tecnológicas, após o
advento da pandemia COVID-19, tornou-se cada vez mais necessário o uso das
colaborações nas redes, as interações nas redes e em especial na educação
segundo Kenski (2015, p.62) diz que “as principais funções dessas tecnologias
em ambientes de aprendizagem são a redução de distância e o aumento do
envolvimento emocional”, o uso das ferramentas de colaboração auxiliam no
processo de ensino-aprendizagem onde coloca o estudante e professor mais
próximos e a troca de experiências torna-se mais significativa em cada parte e
possibilita interatividades personalizadas conforme o conhecimento que o aluno
vem ganhando ao longo do processo.
Com a democratização da internet ao
longo dos anos e com capacidade de uso pelos estudantes de diversas ferramentas
para acesso as redes sociais e sites, fez com que o uso das ferramentas de
colaboração fosse mais democrático e mais personalizado.
Ficou ainda mais evidente na
pandemia da COVID-19 que a utilização de ferramentas como Google Classroom,
Microsoft Teams,
Whatsapp, Instagram, Pinterest e outras foram formas utilizadas por grande
parte das instituições de ensino, professores e tutores para poder sanar as
dificuldades encontradas naquele momento para disseminar os conhecimentos e
trocar informações com os estudantes, segundo Geekie (2021, p.7) diz que “a
inovação ocorre quando ela passa a ser usada para promover e ampliar o
aprendizado, como parte do processo, mas sempre combinada a atividades off-line.”
Tabela
abaixo relaciona as ferramentas on-line e exemplos de utilização
Exemplo de utilização
Aliado poderoso para troca de
informações e posts com base em tópicos fornecidos pelo professor,
interação e colaboração podem ser realizadas em tempo real.
Comunicação e interação com
professores estudantes e alunos, ocasionando uma colaboração orquestrada e
otimizada para auxiliar na resolução de problemas
Ambiente favorece a colaboração e o
debate entre professores, estudantes. Especificamente levantando uma temática
e organizando o assunto para agregar valor educacional no processo criativo.
Postagem de fotos e vídeos para
realização de atividades de pesquisas que demanda organização de conteúdo,
auxilia no processo de criação e distribuição de vídeos e imagens. Auxilia na
temática em sala de aula on-line e offline para agregar valor
no contexto criativo.
Auxilia na criação de painéis
personalizados, que possam inserir vídeos, imagens, posts com base em
gostos específicos, sintetizando a forma de organizar informações sobre conteúdo
baseados em gostos de cada estudante, professores e outros.
Auxilia na organização e
colaboração de informações entre equipes que podem ser gerenciadas pelo
professor ou responsáveis ao longo do processo. Pode ainda garantir que os
estudantes atinjam metas estabelecidas para projetos distintos, explorando a
criatividade com base nos interesses dos alunos.
Ferramenta muito conhecida que
auxilia professores, estudantes e tutores de forma colaborativa a resolver
atividades diversas e ainda utilizar diversas ferramentas agregadas que dão
ao professor possibilidades de solucionar problemas de forma criativa,
colaborativa e com significado.
Elaborada pelo autor, com base em Geekie, 2021, p.10-31.
Pode-se analisar que foram
discorridas algumas ferramentas de que possibilitam a aprendizagem colaborativa
de forma significativa e no contexto educacional somente terá significado para
o estudante se for realmente organizado pelo professor com intencionalidade,
buscando atingir no estudante suas necessidades quanto ao seu planejamento
inicial, se faz evidente que não importa se existe ferramenta colaborativa com
tecnologia que organize as atividades para os estudantes sem que esse possa
entender quais competências irá obter e quais conhecimentos estão agregados a
todos esse processo.
A grande diversidade de ferramentas
de colaboração vem auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e
proporcionando professores, tutores e alunos a troca de informações que
possibilitem significado.
Favorecer a criatividade dos
estudantes sempre foi o foco dos professores e em ambientes de ensino on-line
e educação a distância podem oferecer maior personalização e otimização,
utilizando como base as interações que os estudantes realizam ao longo do uso
dessas ferramentas.
O grande desafio para professores,
tutores e instituições é garantir que ambientes colaborativos sejam criativos
para os estudantes e que possam ser realmente utilizados como ferramentas de
apoio para o processo de formação e que garanta qualidade no seu
desenvolvimento cognitivo, podendo de forma engajadora, criativa e mediada
pelos envolvidos, um processo adequado para o estudante em sua vida.
A quantidade de ferramentas
colaborativas disponíveis está em crescimento o que pode garantir aos usuários
formas diversificadas de aprendizagem significativas.
Referências Bibliográficas
Freire,
P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio
de Janeiro, RJ. Paz e Terra.
Munhoz,
Antônio Siemsen. (2019). Aprendizagem ativa via tecnologias. Curitiba, PR. InterSaberes.
Garcia,
Marilene S. S. (2020). Aprendizagem significativa e colaborativa. Curitiba,
PR. Contentus.
Kenski,
Moreira. (2015). Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo, SP.
Editora Senac São Paulo.
Geekie
Games. (2021). Boas práticas. As ferramentas digitais mais populares em sala de
aula. Ebook. São Paulo. SP. Acesso em 25/01/2022 disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/ferramentas-digitais-sala-aula
Estamos enfrentando mudanças drásticas na educação nos últimos anos e com um olhar totalmente diferenciado sobre esta questão, as tecnologias estão imergindo e inserindo na cultura das pessoas com base nas necessidades existentes a cada momento e as exigências do futuro fazem submeter a um caminho sem volta, onde as formações devem ser direcionadas a resolver problemas em diversos caminhos de forma engajadora, criativa e colaborativa.
Pessoas estão buscando conhecimentos diversos em áreas específicas e com tempo escasso procuram otimizar seus estudos em dias e horários que antes nem se imagina poder existir.
Mas a experiência por diversos usuários na utilização dessas ferramentas para educação a distância, trouxe a necessidade de otimizar esses ambientes para que o processo de ensino aprendizagem torna-se cada vez mais organizado e potencializado e centrado na pessoa do aluno.
Para falar sobre ferramentas colaborativas temos que discorrer sobre o que é colaboração e o que torna o ensino significativo para os estudantes, segundo Munhoz (2019, p.159) diz que “cooperação – trata-se de uma ação intencional desenvolvida com a finalidade de oferecer ajuda especializada a outras pessoas, de forma individual ou em grupos com interesses comuns, sem que haja compartilhamento de responsabilidade ou obrigatoriedade”, assim pode-se definir que para ocorrer colaboração significativa, diversos indivíduos devem unir-se a um assunto que seja comum a todos e que nesse sentido deve-se distribuir as ideias ao longo do processo de desenvolvimento.
Entende-se que para ocorrer colaboração deve-se dar oportunidades de exercer escolhas e gerar autonomia, deve-se dialogar e ter consenso nas atividades de colaboração.
Em se tratando de aprendizagem e utilizando a colaboração como centro das discussões que emergem ao longo do processo e segundo Garcia (2020, p.10) diz que “a aprendizagem colaborativa é reconhecida por meio das ações realizadas pelos sujeitos a partir do momento em que eles percebem que a aprendizagem com o outro é mais enriquecedora e vem mais para somar conhecimentos do que para dividir”. Desta forma pode-se sintetizar a aprendizagem colaborativa como um processo que envolve cooperação, colaboração para atingir como meta comum um objetivo que seja intrínseco a todos, a figura abaixo demonstra esse processo.
Entendemos então que a colaboração advém da sequência de interações que o indivíduo realiza ao longo do processo de resolução de um determinado problema e que havendo colaboração significativa causa como efeito a solução do problema de forma criativa e engajadora.
São diversas as ferramentas utilizadas para realizar a colaboração em se tratando das tecnológicas, após o advento da pandemia COVID-19, tornou-se cada vez mais necessário o uso das colaborações nas redes, as interações nas redes e em especial na educação segundo Kenski (2015, p.62) diz que “as principais funções dessas tecnologias em ambientes de aprendizagem são a redução de distância e o aumento do envolvimento emocional”, o uso das ferramentas de colaboração auxiliam no processo de ensino-aprendizagem onde coloca o estudante e professor mais próximos e a troca de experiências torna-se mais significativa em cada parte e possibilita interatividades personalizadas conforme o conhecimento que o aluno vem ganhando ao longo do processo.
Com a democratização da internet ao
longo dos anos e com capacidade de uso pelos estudantes de diversas ferramentas
para acesso as redes sociais e sites, fez com que o uso das ferramentas de
colaboração fosse mais democrático e mais personalizado.
Ficou ainda mais evidente na pandemia da COVID-19 que a utilização de ferramentas como Google Classroom, Microsoft Teams, Whatsapp, Instagram, Pinterest e outras foram formas utilizadas por grande parte das instituições de ensino, professores e tutores para poder sanar as dificuldades encontradas naquele momento para disseminar os conhecimentos e trocar informações com os estudantes, segundo Geekie (2021, p.7) diz que “a inovação ocorre quando ela passa a ser usada para promover e ampliar o aprendizado, como parte do processo, mas sempre combinada a atividades off-line.”
Tabela abaixo relaciona as ferramentas on-line e exemplos de utilização
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Exemplo de utilização |
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Aliado poderoso para troca de
informações e posts com base em tópicos fornecidos pelo professor,
interação e colaboração podem ser realizadas em tempo real. |
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Comunicação e interação com
professores estudantes e alunos, ocasionando uma colaboração orquestrada e
otimizada para auxiliar na resolução de problemas |
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Ambiente favorece a colaboração e o
debate entre professores, estudantes. Especificamente levantando uma temática
e organizando o assunto para agregar valor educacional no processo criativo. |
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Postagem de fotos e vídeos para
realização de atividades de pesquisas que demanda organização de conteúdo,
auxilia no processo de criação e distribuição de vídeos e imagens. Auxilia na
temática em sala de aula on-line e offline para agregar valor
no contexto criativo. |
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Auxilia na criação de painéis
personalizados, que possam inserir vídeos, imagens, posts com base em
gostos específicos, sintetizando a forma de organizar informações sobre conteúdo
baseados em gostos de cada estudante, professores e outros. |
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Auxilia na organização e
colaboração de informações entre equipes que podem ser gerenciadas pelo
professor ou responsáveis ao longo do processo. Pode ainda garantir que os
estudantes atinjam metas estabelecidas para projetos distintos, explorando a
criatividade com base nos interesses dos alunos. |
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Ferramenta muito conhecida que
auxilia professores, estudantes e tutores de forma colaborativa a resolver
atividades diversas e ainda utilizar diversas ferramentas agregadas que dão
ao professor possibilidades de solucionar problemas de forma criativa,
colaborativa e com significado. |
Pode-se analisar que foram discorridas algumas ferramentas de que possibilitam a aprendizagem colaborativa de forma significativa e no contexto educacional somente terá significado para o estudante se for realmente organizado pelo professor com intencionalidade, buscando atingir no estudante suas necessidades quanto ao seu planejamento inicial, se faz evidente que não importa se existe ferramenta colaborativa com tecnologia que organize as atividades para os estudantes sem que esse possa entender quais competências irá obter e quais conhecimentos estão agregados a todos esse processo.
A grande diversidade de ferramentas
de colaboração vem auxiliando no processo de ensino-aprendizagem e
proporcionando professores, tutores e alunos a troca de informações que
possibilitem significado.
Favorecer a criatividade dos
estudantes sempre foi o foco dos professores e em ambientes de ensino on-line
e educação a distância podem oferecer maior personalização e otimização,
utilizando como base as interações que os estudantes realizam ao longo do uso
dessas ferramentas.
O grande desafio para professores,
tutores e instituições é garantir que ambientes colaborativos sejam criativos
para os estudantes e que possam ser realmente utilizados como ferramentas de
apoio para o processo de formação e que garanta qualidade no seu
desenvolvimento cognitivo, podendo de forma engajadora, criativa e mediada
pelos envolvidos, um processo adequado para o estudante em sua vida.
A quantidade de ferramentas
colaborativas disponíveis está em crescimento o que pode garantir aos usuários
formas diversificadas de aprendizagem significativas.
Referências Bibliográficas
Freire,
P. (2014). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio
de Janeiro, RJ. Paz e Terra.
Munhoz,
Antônio Siemsen. (2019). Aprendizagem ativa via tecnologias. Curitiba, PR. InterSaberes.
Garcia,
Marilene S. S. (2020). Aprendizagem significativa e colaborativa. Curitiba,
PR. Contentus.
Kenski,
Moreira. (2015). Design Instrucional para cursos on-line. São Paulo, SP.
Editora Senac São Paulo.
Geekie
Games. (2021). Boas práticas. As ferramentas digitais mais populares em sala de
aula. Ebook. São Paulo. SP. Acesso em 25/01/2022 disponível em: https://www.geekie.com.br/blog/ferramentas-digitais-sala-aula
Parabéns pelo texto Prof. Laércio , nele ficam claras as ferramentas on-line e suas características e forma de utilização. Uma leitura de grande valia para o trabalho docente. Sucesso !
ResponderExcluirParabéns, mestrando Laercio
ResponderExcluirExcelente seu blog em todos os aspectos.